E se bastasse um app para cuidar da voz?
- Angélica Tiegs
- 7 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de fev. de 2023
Qual dos controles você deixaria ativado?

Assim como em um app você também tem controle de "ativar ou desativar" cuidados/hábitos que podem favorecer a sua voz.
Muitas pessoas perguntam "o que é bom para a voz?"
Maçã? Bala? Gengibre? Algum chá milagroso?
Realmente são muitas dúvidas sobre como cuidar desse instrumento tão precioso.
Quer começar? Vamos lá..
- Ter uma boa saúde no geral é um bom começo para ter uma voz saudável, isso envolve desde seu condicionamento físico, a forma como você respira, como você tem dormido, sua alimentação e hábitos do cotidiano. Muitas pessoas nem imaginam, mas sua saúde metal também pode estar relaciona com alguns problemas na voz. 
- Observe sua voz! Desenvolver uma autopercepção vocal é fundamental. Observe como ela está hoje. Sua voz está fraca? Rouca? Fina? Como sua voz fica no final de uma reunião e no final do dia? Você sente cansaço ou dor ao falar em algum momento? 
- Evite abuso vocal. Falar durantes horas, sem fazer pausas, sem uma aquecimento vocal, sem hidratação adequada, pode prejudicar a sua voz. Principalmente se esse abuso estiver relacionado a um ambiente ruidoso. É possível que você desenvolva uma fadiga vocal e até mesmo uma alteração mais grave. 
- Procure dormir bem, pois isso é fundamental para a recuperação das nossas células. Assim como após realizar atividades físicas, nossas cordas vocais também entram em fadiga se não for realizado um repouso adequado. 
- Beba muita água. A água não passa nas cordas vocais, a hidratação é indireta. Isso que dizer que quando você sente aquela sensação desagradável na garganta você já está desidratado. 
- Procure realizar treinamento vocal. Simmm! Um treinamento fonoaudiológico pode ser especifico para sua demanda hoje. Não somente para o cansaço vocal, mas também para utilizar melhor as pausas, a entonação, perceber sua respiração, sua projeção vocal e toda sua habilidade comunicativa. 
Procure um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação e LIDERE SUA VOZ
Fonoaudióloga Angélica Tiegs - CRFa 3-20135-2





Comentários